Apresentação e Regulamento

Apresentação

O Notícias de Loures vai homenagear personalidades e instituições que se destacaram no nosso Concelho, durante 2016. Para o efeito será organizada uma Gala que decorrerá no Paz e Amizade, em Loures, no dia 19 de Maio às 21 horas. Uma cerimónia que servirá para honrar muitos daqueles que fazem do Concelho um sítio melhor para se viver, ou que exportam os seus conhecimentos e/ou produtos e, desta forma, tornam o Município uma referência externamente.

Regulamento

Júri

O Júri será composto por 10 elementos.

Dos 10 elementos que constituem o Júri, cinco integram o Notícias de Loures, enquanto os outros cinco serão externos ao Jornal.

O Júri será presidido pelo Diretor do Notícias de Loures.

Cada elemento do júri deverá indicar entre três a cinco nomeações para cada categoria, exceto no Prémio Carreira, onde a sugestão será efetuada pelo Presidente do Júri.

Votações

As votações para os nomeados poderão ser efetuadas através do sítio gala-2017.noticias-de-loures.pt. Na votação apenas é permitido um voto por cada endereço de e-mail, de forma a evitar a votação abusiva.

As votações estão abertas desde o dia 17 de Abril, às 00:00 horas, até dia 18 de Maio às 23.59 horas. O vencedor de cada categoria será aquele que obtiver mais votos no conjunto das possibilidades, eletronicamente.

Nomeações

As nomeações foram enviadas para o Presidente do Júri até ao dia 20 de março.

Em cada nomeação foi elaborado um pequeno texto a justificar a escolha.

As escolhas recaem sobre personalidades, instituições e iniciativas que mais se tenham destacado durante o ano anterior, dentro ou fora das fronteiras concelhias. Caso a relevância do destaque seja externo ao Município, os indicados deverão residir ou ter residido no Concelho, durante tempo relevante. Podem, também, ser sugeridas personalidades ou instituições externas ao Município, mas com obra dentro do mesmo.

Depois de recebidas todas as nomeações, foi agendada uma reunião, dia 22 de março, com todos os membros do Júri, onde foram divulgadas as preferências de cada um.

Foram postas a votação as cinco nomeações mais sugeridas, exceto no Prémio Carreira.

O Prémio Carreira, em virtude de ser apenas um nomeado, não irá a votação. Foi nomeado pelo Presidente do Júri e escrutinado pelos restantes jurados e aprovado perante maioria.

Em caso de igualdade caberá ao Presidente do Júri decidir, qual ou quais, as nomeações que irão a votação.

Distinções

Prémio Carreira | Reconhecimento

Caracterização: Personalidade que se notabilizou, através da sua obra.

Prémio Ambiente e Qualidade de Vida | Ambiente

Caracterização: Projeto, iniciativa ou obra que melhore o ambiente e, por consequência, a qualidade de vida no Concelho.

Prémio Artes e Imagem | Cultura

Caracterização: Personalidade que se tenha destacado no desempenho da sua profissão em arquitetura, pintura, escultura, fotografia, escrita e design.

Prémio Artes Cénicas e Audiovisual | Cultura

Caracterização: Personalidade que se tenha destacado nas Artes Cénicas, (Teatro, Dança, Coreografia), em Cinema ou Televisão.

Prémio Música | Cultura

Caracterização: Personalidade, grupo ou evento musical que se tenha destacado.

Prémio Projeto e Coletividade | Desporto

Caracterização: Equipa, projeto ou coletividade cuja ação se tenha revelado importante em qualquer modalidade desportiva.

Prémio Individualidade | Desporto

Caracterização: Atleta, Dirigente ou Treinador, cuja ação se tenha revelado importante em qualquer modalidade desportiva.

Prémio Mérito e Inovação | Economia

Caracterização: Projeto inovador na área empresarial, ou de crescimento sustentado, com relevo.

Prémio Ensino, Formação e Apoio à Educação | Educação

Caracterização: Projeto educacional, em estabelecimento de ensino, de formação ou outro, que se tenha notabilizado.

Prémio Entretenimento | Lazer

Caracterização: Evento lúdico que tenha dado visibilidade interna e/ou externa ao Concelho.

Prémio Projeto Social | Social

Caracterização: Projeto ou iniciativa social que se tenha distinguido, através da sua implementação.

A Gala

A Gala Notícias de Loures 2017 será apresentada pela atriz e encenadora Susana Arrais e pelo ator Wilson Rodrigues, que integram, também, o Teatro IBISCO. Uma cerimónia que contará ainda com a presença dos bailarinos F&V, participantes no programa “U Got Talent” de 2016 e o grupo musical SOA.

A Gala não será aberta ao público, mas todos aqueles que revelem interesse em estar presentes poderão solicitar o seu convite através da página de contacto do Notícias de Loures.