// VENCEDORES \\

Prémio Carreira (Reconhecimento)

Cardeal D. Manuel Clemente

Allianz oferece 1 000 árvores ao Concelho

Manuel José Macário do Nascimento Clemente nasceu em Torres Vedras a 16 de Julho de 1948. Foi o terceiro dos quatro filhos de Francisco e Maria Sofia. O pai explorava a moagem de farinhas que herdara da família e a mãe cuidava da educação e da saúde das crianças. Os quatro foram batizados e, por influência da mãe, receberam uma educação católica: iam à missa e à catequese. Manuel chegou a ser acólito do padre Joaquim de Sousa, que era notado pelo jeito simples e generoso. Em miúdo chegou a dizer que queria ser padre como ele.

Em rapaz, Manuel jogava à bola, brincava aos índios e aos cowboys no largo à frente de casa, mesmo ao lado da igreja de Santiago, em Torres Vedras, e tinha o hábito de ir à serração buscar restos de madeira para construir fortes. Além disso, gostava de dar grandes passeios a pé pelos montes das redondezas. Apaixonado por História desde essa altura, tinha uma atração especial pelo castelo.

Por pressão do pai, entrou em Direito. Só fez uma cadeira do primeiro ano. Às escondidas dele, mas com a conivência da mãe, matriculou-se em História.

Manuel Clemente tornou-se padre em 1979, aos 31 anos. Contra as expectativas do pai, que temia que a Igreja roubasse ao filho o futuro brilhante que ele lhe antevia, o padre Manuel Clemente foi sempre subindo na hierarquia, graças a um percurso académico exemplar e a uma grande coleção de escritos e livros que tem publicado. Em 1999, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Lisboa; em 2000, foi ordenado bispo no Mosteiro dos Jerónimos; e em 2007, Bento XVI entregou-lhe a diocese do Porto.

Após a sua ordenação presbiteral, desempenhou as funções de vigário paroquial coadjutor nas paróquias de Torres Vedras e Runa até 1980, quando foi nomeado para a equipa formadora do Seminário dos Olivais. Foi nomeado cónego da Sé Patriarcal em 1989. Entre 1989 e 1997 foi vice-reitor deste seminário e em 1997 foi promovido a reitor, sucedendo na altura ao recém-nomeado arcebispo coadjutor de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo. Foi coordenador do Conselho Presbiteral do Patriarcado em 1996 e coordenador da Comissão Preparatória da Assembleia Jubilar do Presbitério para o ano 2000. É autor de uma vasta obra historiográfica, com destaque para títulos como: Portugal e os Portugueses e Um só propósito publicados em 2009 e Igreja e Sociedade Portuguesa, do Liberalismo à República.

É munícipe de Loures desde os anos setenta, morando no Seminário dos Olivais, uma ligação que apenas foi interrompida quando foi nomeado Bispo do Porto.

Prémio Ambiente e Qualidade de Vida | Ambiente

Cabeço de Montachique

Cabeço de Montachique

Dispõe de novas infraestruturas constituindo um dos espaços verdes de excelência do Concelho. Foi construída uma nova área na localidade integrada com equipamento para a prática de exercício físico ao ar livre e mobiliário urbano, beneficiando toda a população e colmatando as necessidades sentidas no que diz respeito a espaços de lazer.

Prémio Artes e Imagem | Cultura

Recuperação do Palácio de Valflores

Recuperação do Palácio de Valflores

O Palácio em Sta. Iria de Azóia, exemplo da arquitetura renascentista em portugal, encontra-se em avançado estado de degradação. Para garantir a reabilitação do edifício considerado património histórico, ao abrigo do Programa POR Lisboa – Lisboa 2020, a Câmara Municipal de Loures e a ADAL cooperam neste projeto com o objetivo de preservar e recuperar o Palácio classificado como Imóvel de interesse público, nomeadamente no que diz respeito à sua sustentação, bem como proceder à conceptualização da sua utilização no futuro.

Prémio Artes Cénicas e Audiovisual | Cultura

Isabel Sousa | Atriz

Isabel Sousa | Atriz

A atriz, oriunda da Apelação, depois de se ter iniciado no teatro Ibisco que foi o seu grande impulsionador na arte de representar, passou ainda pela Gulbenkian na peça: “O Homem mais azarado do mundo”. Posteriormente fez um casting para a TVI. Presentemente, integra o elenco da novela da mesma estação de televisão, “A Impostora”. Acredita no poder humanizador do teatro e tem uma grande paixão também pela dança. Defende que nunca se deve desistir da escola porque considera que é através dela que se aprende sempre mais.

Prémio Música | Cultura

Orkestra Philarmonica | Conservatório d´Artes de Loures

Orkestra Philarmonica | Conservatório d´Artes de Loures

Ao longo de oito anos tem sido uma instituição cuja qualidade no ensino da música e na sua execução tem melhorado substancialmente, levando o nome do Concelho a vários pontos do País e sendo reconhecida a sua qualidade. Desenvolve vários projectos e programas inovadores na área da educação artística e cultural, destacando-se, entre eles, a “Orkestra Philarmonica”, “ABC da Música”, “Musicando”, “Bebéthoven”, “Músicos de Palmo e Meio” e “Música pela Vida”. Possui 14 “ensembles”, seis orquestras de sopro, uma “big band”, um “brass ensemble”, mais de 70 coros infantis e mais de 60 orquestras Orff, uma orquestra de câmara, quatro orquestras Suzuki, um grupo de percussão tradicional, diversos grupos de música de câmara, três grupos de teatro e um de teatro musical.

Prémio Projeto e Coletividade | Desporto

GesLoures | Natação Adaptada

GesLoures | Natação Adaptada

Presentes em todos os Jogos Paralímpicos, Campeonatos da Europa e do Mundo desde 2000, David Grachat, Leila Marques, Mannie NG e Nuno Vitorino tornaram-se atletas de referência em Portugal e levaram mais longe o nome do Concelho e do País. Um percurso feito de muito trabalho, esforço, dedicação mas, sobretudo, de determinação, só possível com a ajuda de todos os que fazem parte da “família” GesLoures. Outra das figuras importantes é Carlos Mota, técnico da GesLoures, distinguido pela Associação de Técnicos de Natação com o galardão de Treinador do Ano, que aceitou o desafio de treinar, exclusivamente, atletas paralímpicos, na modalidade de natação adaptada, ajudando-os a transformar-se em desportistas de excelência, de nível nacional, europeu e mundial.

Prémio Individualidade | Desporto

Raquel Filipa Ferreira | Ginasta Acrobata

Raquel Filipa Ferreira | Ginasta Acrobata

Atleta de Bucelas, com o seu trio composto com as atletas Carolina Dias e Matilde Moura do Ginásio Clube Português, em representação da Seleção Nacional de Ginástica Acrobática, no escalão WG-13/19 Júnior, participou no Campeonato do Mundo, 9th Acrobatic Gumnastics World Age Group Competition que se realizou na China. Este é o escalão maior da competição. A prova teve dois momentos de qualificação resultantes dos exercícios de Equilíbrio e de Dinâmico, aos quais correspondeu o 6º lugar nos apuramentos, dando acesso à final, sendo apurado apenas um por delegação/país. Na final muito disputada, não saíram vencedoras, mas o resultado superou as expetativas uma vez que o trio competia com uma das atletas em recuperação da lesão.

Prémio Mérito e Inovação | Economia

Loures Investe

Loures Investe

A Loures Investe – agência de investimento, foi inaugurada em junho do ano passado. É promovida pela Câmara Municipal de Loures e visa a atração de novos projetos de investimento para o Concelho. Tem como principais eixos estratégicos, promover a competitividade do Concelho e a qualificação do seu tecido económico, atuar como agente dinamizador do desenvolvimento económico, dinamizar a captação de investimento, promover a criação de emprego, promover e reforçar a inovação de base tecnológica, incentivar a cooperação empresarial e a internacionalização e assegurar sistemas de informação económica.

Prémio Ensino, Formação e Apoio à Educação|Educação

Paulo Torcato | Projeto Robótica | Escola Secundária Arco-Íris

Paulo Torcato | Projeto Robótica | Escola Secundária Arco-Íris

O projeto, O Robot Ajuda, é uma metodologia inovadora que funciona de forma interdisciplinar. A sua lógica é introduzir os alunos à Robótica, mas como estratégia de aprendizagem utilizando os projetos para a mesma. Envolvendo várias disciplinas, promove o interesse pela vida escolar e a ligação entre os ciclos. Os alunos aprendem enquanto brincam. Houve sempre projetos classificados entre os 100 melhores nacionais. Paulo Torcato foi nomeado em 2016 pela Microsoft para o título de Microsoft Inovative Educator Expert, galardão que distingue os professores que a empresa considera os mais inovadores do mundo. Existem apenas cinco mil professores com este título no mundo inteiro. Um deles é Paulo Torcato, “pai” do projeto que funciona na Escola secundária da portela.

Prémio Entretenimento | Lazer

Carnaval de Loures

Carnaval de Loures

O Carnaval Saloio de Loures assumiu, nos últimos anos, papel de destaque na promoção turística do Concelho, sendo hoje um dos carnavais mais populares na área Metropolitana de Lisboa, assumindo já uma longa tradição. O tema em 2016 “Lendas e Mistérios”, contou novamente com, Desfile Carnavalesco com mais de mil figurantes e 14 carros alegóricos, DJ’s, Bailes de Carnaval e muito mais. A presença de milhares de pessoas, ano após ano, faz de Loures o destino dos foliões quer de dia quer de noite.

Prémio Projeto Social | Social

Teatro IBISCO

Teatro IBISCO

A Associação Teatro IBISCO, Teatro Inter-Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Otimismo, surge como corolário de um processo pioneiro de Inclusão pela Arte, que juntou jovens de seis bairros sensíveis de Loures e que, através do teatro, os levou a compreender os valores da disciplina, do trabalho em equipa e da Arte como ferramenta para a capacitação, emancipação e autoestima. O grupo nasceu em 2009, fruto de um desafio do programa escolhas, e do trabalho em rede dos projetos Escolhas de Loures. Tornou-se a prova viva de que o teatro, enquanto expressão artística de um trabalho de equipa, é uma arma contra o preconceito.